
Você sabe sobre os diferentes tipos de piso? Na hora de escolher o piso ideal surgem algumas dúvidas. Qual escolher, qual é o mais indicado, os prós, os contras, valores e características específicas de cada um. Existem mais de 15 tipos de piso disponíveis no mercado, entre eles o porcelanato, cerâmico, vinílico, ladrilho, pastilha etc.
Para auxiliar esse processo todo, trouxemos algumas informações sobre essas peças. Confira.
O porcelanato é sem dúvidas um dos queridinhos pelos arquitetos e clientes. Disponível em várias cores e texturas, o porcelanato é composto por 70% por materiais rochosos, o que o torna indicado para áreas molhadas, como banheiros, ambiente gourmet, piscinas. Algumas de suas características estão: fácil limpeza, uniformidade da coloração e ser frio.
Cerâmicos podem ser utilizados em ambientes internos ou externos, por serem modelos mais antigos, feitos à base de argila e minerais, são resistentes à água. São usados na decoração, geralmente em formas hexagonais, quadrados grandes e pequenos.
Facilmente limpos, resistentes e encontrados em tamanhos diferentes, o que também variar os preços. O piso de madeira é um dos mais caros, além disso, a peça traz um aspecto luxuoso e requintado ao ambiente. É um piso quente e indicado para uso interno, como em salas e quartos, espaços que não receberão umidade. São muito resistentes, porém, riscam com facilidade.

Cimento queimado proporciona ao ambiente um aspecto rústico, o que tem agradado aos consumidores. Possui boa resistência, mas com o tempo pode ocorrer algumas rachaduras, que são normais para peças produzidas com esses materiais, que são água, cimento e areia. Uma característica curiosa desse piso é que após a aplicação, a argamassa nivelada, ainda úmida, recebe um pó de cimento seco, que é espalhado por todo o local. Essa técnica que possibilita o aspecto rústico.
Já o laminado, é produzido a partir de tipos de madeira, mais resistente, feito para encaixar. O revestimento é feito HDF (painel de madeira de alta densidade). Não deve ser molhado, pois, ao entrar em contato com a água, estufa e estraga. Disponível em diversos tipos, cores e tamanhos. Possui alta durabilidade.
O piso vinílico pode ser uma opção para quem busca o aspecto amadeirado, mas que não deseja gastar muito. É fabricado com materiais reciclados e pode ser encontrado em diversas formas, sendo placas, mantas ou tapetes. Disponível em vários tamanhos e espessuras, podem ser colados ou encaixados, não é indicado para regiões molhadas. Sua cor é facilmente desbotada, porém é resistente, proporciona conforto térmico e possui alta durabilidade.
